polinizadores

.
Polinizadores nos revela a floresta como um ser vivo, onde cada componente tem a sua função. Aborda não só a importância dos polinizadores, garantidores da reprodução das árvores, como também das plantas medicinais, da biodiversidade, do conhecimento tradicional e do manejo florestal. É uma contribuição ao magnífico espetáculo da natureza e deve ser incentivado e difundido como um exemplo de prática educativa com vistas ao futuro que desejamos para o Brasil.”

.
[Marina Silva | Ministra do Meio Ambiente]

.

<– Capa do livro “Polinizadores”, Literatura infanto juvenil, ilustrado. Livro desenvolvido sob encomenda do Projeto Dendrogene. Embrapa Amazônia Oriental – (BRASIL)

.

ALBUQUERQUE, D’Arcy. (2004) Polinizadores. Belém: Embrapa Amazônia Oriental.

.

sobre a ilustração

O verde é o elemento estético que dá força e unidade ao conjunto das ilustrações e traduz o ambiente denso das florestas amazônicas onde a história se desenrola. Ele materializa-se prioritáriamente nas páginas impares (ilustração de página inteira) através do recurso ao pastel (seco ou óleo) sobre papel madeira (kraft). As páginas pares, com fundo branco e elementos isolados, opõem ao verde da floresta os tons pastéis suaves e monocromáticos na abordagem de objectos e personagens isolados. A aguarela pontua a transição dos capítulos emoldurando as aberturas e esmaecendo suas conclusões.